2.1 - Etapa 1 - Diagnóstico: coleta de dados quantitativos e qualitativos dos alunos que embasarão as práticas futuras (levantamento de número de alunos, identificação das especificidades dos casos, compilação de dados).
2.1.1 - Quais elementos privilegiar na análise quantitativa e qualitativa dos alunos do Público-alvo da Educação Especial (PAEE)?
2.1.2 - Levantamento de dados quali/quantitativos na Educação Especial.
2.1.3 - Compilação de Dados. Quais aspectos devem ser considerados?
2.1.4 - Construção do Perfil do aluno PAEE
2.1.5 - Enfoque nas habilidades de cada aspecto. O que é importante identificar nas especificidades de cada caso?
2.1.6 - Identificação de barreiras. Quais são as contribuições da observação in loco?
2.1.7 - De frente ao aluno PAEE
2.1.8 - Protocolo de Conduta: registros iniciais
2.2 - Etapa 2 - Escuta Ativa: oitiva dos desafios dos professores e demais profissionais da educação envolvidos no processo de avaliação e planejamento, mediante levantamento de dúvidas, necessidades e dificuldades, com ênfase na parceria colaborativa entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do ensino regular visando o estabelecimento de comunicação efetiva para ações conjuntas.
2.2.1 - Essa etapa abordará as seguintes questões: a comunicação entre o professor especializado e o professor do ensino regular, bem como o estabelecimento de uma parceria colaborativa. Esta etapa é crucial para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estudar, refletir e elaborar as próximas propostas.
2.2.2 - Escuta aos professores. Qual sua necessidade?
2.2.3 - Organização do encontro e estabelecimento da parceria colaborativa entre o professor do ensino regular e o professor do AEE.
2.2.4 - Estabelecimento de parceria intersetorial colaborativa: Educação x Educação.
2.2.5 - Discussão entre a equipe sobre os casos de ensino. Qual é o próximo passo?
2.2.6 - Casos de ensino. Reflexões e discussões: em parceria colaborativa. O que considerar a seguir?
2.2.7 - Da observação, discussão das próximas ações. Definição dos instrumentos de avaliação. O que avaliar e como avaliar?
2.2.8 - Antes de avaliar definir o caminho.
2.2.9 - Instrumentos para avaliação: Guia Portage, Inventário de Habilidades Acadêmicas e Protocolo de Habilidades Sociais.
2.2.10 - Estudo dos dados coletados.