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Como avaliar as necessidades educacionais individuais dos alunos da educação especial e elaborar os Planos de Atendimento Individualizados: PEI e PAEE, de forma prática, concisa, assertiva e com embasamento legal e teórico.
Curso Online de aperfeiçoamento para Profissionais da Educação!

1 ano de acesso

Ao se inscrever no curso, você terá 1 ano de acesso a todo conteúdo + atualizações se ocorrer alterações nas Legislação Educacional.

Suporte para dúvidas 

Durante todo período de acesso ao curso, você poderá tirar suas dúvidas com nossa equipe de especialista em Direito Educacional.

Certificado de 180h

Depois de concluir 100% das aulas do curso, você irá receber um certificado digital de conclusão de curso de 180 horas.

O que é o curso?

O sistema educacional inclusivo vigente garante o direito à dupla matrícula do aluno público-alvo da educação especial em escolas de educação básica pública, portanto, o aluno deve estar matriculado na classe comum do ensino regular e no AEE – Atendimento Educacional Especializado, realizado no contraturno ao da escolarização regular, em sala de recursos multifuncionais, de forma que lhe seja assegurado o pleno desenvolvimento de sua aprendizagem e sua participação efetiva na vida em sociedade.
 
E para tanto, cabe a equipe escolar realizar avaliação pedagógica das necessidades educacionais individuais de cada aluno e, a partir disso, elaborar basicamente dois tipos de documentos que definem estratégias e ações para atender às necessidades específicas do estudante público-alvo da Educação Especial: 

1º PEI - Plano Educacional Individualizado (também chamado de PDI - Plano de Desenvolvimento Individualizado). 

2º PAEE - Plano de Atendimento Educacional Especializado.
 
Contudo, ainda persistem muitas dúvidas sobre a elaboração desses documentos em razão das especificidades dos casos, estratégias de avaliação e planejamento a serem usadas, diferentes estruturas de atendimento ao aluno, questões legais, teóricas e metodológicas, dentre outras.
 
Por isso, saber conduzir esse processo de avaliação e elaboração dos Planos de Atendimento Individualizado permite ao profissional da educação atuar com muito mais segurança e assertividade, assim como garante ao aluno o melhor atendimento de suas necessidades educacionais e potencialização de suas aprendizagens e autonomia para o exercício de sua cidadania.
Conheça o Cronograma do Curso
MÓDULO I - Fundamentos Legais para elaboração dos Planos PEI e PAEE

1.1 - O sistema de dupla matrícula na Educação Básica Pública: ensino regular e AEE.
1.2 - A competência da equipe escolar para realizar as avaliações pedagógicas dos alunos e definir os recursos e serviços que serão disponibilizados.
1.3 - Quais Planos de Atendimento Individualizados devem ser elaborados para atender as necessidades educacionais dos alunos da Educação Especial, conforme previsto na legislação.
MÓDULO II - Como construir os PEI e PAEE em 4 Etapas

2.1 - Etapa 1 - Diagnóstico: coleta de dados quantitativos e qualitativos dos alunos que embasarão as práticas futuras (levantamento de número de alunos, identificação das especificidades dos casos, compilação de dados).
2.1.1 - Quais elementos privilegiar na análise quantitativa e qualitativa dos alunos do Público-alvo da Educação Especial (PAEE)?
2.1.2 - Levantamento de dados quali/quantitativos na Educação Especial.
2.1.3 - Compilação de Dados. Quais aspectos devem ser considerados?
2.1.4 - Construção do Perfil do aluno PAEE
2.1.5 - Enfoque nas habilidades de cada aspecto. O que é importante identificar nas especificidades de cada caso?
2.1.6 - Identificação de barreiras. Quais são as contribuições da observação in loco?
2.1.7 - De frente ao aluno PAEE
2.1.8 - Protocolo de Conduta: registros iniciais
2.2 - Etapa 2 - Escuta Ativa: oitiva dos desafios dos professores e demais profissionais da educação envolvidos no processo de avaliação e planejamento, mediante levantamento de dúvidas, necessidades e dificuldades, com ênfase na parceria colaborativa entre profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do ensino regular visando o estabelecimento de comunicação efetiva para ações conjuntas.
2.2.1 - Essa etapa abordará as seguintes questões: a comunicação entre o professor especializado e o professor do ensino regular, bem como o estabelecimento de uma parceria colaborativa. Esta etapa é crucial para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estudar, refletir e elaborar as próximas propostas.
2.2.2 - Escuta aos professores. Qual sua necessidade?
2.2.3 - Organização do encontro e estabelecimento da parceria colaborativa entre o professor do ensino regular e o professor do AEE.
2.2.4 - Estabelecimento de parceria intersetorial colaborativa: Educação x Educação.
2.2.5 - Discussão entre a equipe sobre os casos de ensino. Qual é o próximo passo?
2.2.6 - Casos de ensino. Reflexões e discussões: em parceria colaborativa. O que considerar a seguir?
2.2.7 - Da observação, discussão das próximas ações. Definição dos instrumentos de avaliação. O que avaliar e como avaliar?
2.2.8 - Antes de avaliar definir o caminho.
2.2.9 - Instrumentos para avaliação: Guia Portage, Inventário de Habilidades Acadêmicas e Protocolo de Habilidades Sociais.
2.2.10 - Estudo dos dados coletados.
MÓDULO III - Planejamento Estratégico

3.1 - Etapa 3 - Planejamento Estratégico: definição de estratégias de intervenção e instrumentos de avaliação, visando uma abordagem mais eficaz e individualizada para cada aluno a partir da análise de casos específicos. Essa etapa abordará as seguintes questões:
Como planejar estratégias de intervenção?
3.1.1 - Seleção do PEI/ PAEE.
3.1.2 - O que registrar até aqui?Como envolver as famílias no processo de elaboração dos Planos?
3.1.3 - Anamnese com os responsáveis.
3.1.4 - Apresentação do PEI/ PAEE em construção para família.
3.2 - Etapa 4 - Implementação Colaborativa: detalhamento dos recursos necessários para implementar o Plano Educacional Individualizado e o PAEE - Plano de Atendimento Educacional Especializado, ampliação de parcerias e demonstração de como os profissionais de diferentes áreas podem colaborar para adaptar atividades e avaliações. 3.2.1 Como estabelecer uma parceria de ensino?
3.2.2 - Ampliação das parcerias intersetoriais?
3.2.3 - Quais são os pilares a considerar?
3.2.4 - O papel de cada um. A resposta educacional do aluno do Público-alvo da Educação Especial (PAEE) .
3.2.5 - Procedimentos de ensino. Diretrizes de apoio para adaptação de atividades e avaliações, além dos recursos necessários para sua implementação.
3.2.6 - Adaptação curricular: recursos, estratégias e o uso da Tecnologia Assistiva.
MÓDULO IV - Construindo os Planos de Atendimento Individualizados na Prática

4.1 - Construindo o PEI - Plano Educacional Individualizado, mediante estudo de caso.
4.2 - Caso do João. Construindo o PAEE, mediante estudo de caso.
4.3 - PEI/ PAEE de João.
MÓDULO V - Reflexões sobre o Papel da Escola e Compartilhamento de Experiências

5.1 - A escola ainda é um ambiente escolar?
5.2 - A escola que cumpre com a elaboração do PEI/ PAEE.
5.3 - Até onde conseguimos ir? Desafios ainda existente.
5.4 - Compartilhamento de experiências e vivências.
5.5 - Encerramento do Curso: até aonde podemos ir?

Ao concluir o curso você estará capacitado(a) a:

Elaborar, implementar e acompanhar os Planos de Atendimento Individualizados dos alunos da Educação Especial com práticas concisas, objetivas e respaldadas pela legislação e literatura.
Promover a inclusão e a participação dos alunos nos diferentes contextos escolares.
Orientar a equipe escolar, pais, familiares, assim como atuar de forma colaborativa e intersetorial.
Contribuir para a compreensão das características dos alunos da Educação Especial e fortalecer a responsabilidade educacional.
Otimizar a sua carreira e destacar-se profissionalmente, construindo um legado por meio de sua trajetória profissional!

BÔNUS ESPECIAIS

AULA ESPECIAL: O AEE e o Profissional de Apoio Escolar

Nesta aula você terá acesso a legislação que regulamenta o Atendimento Educacional Especializado aos alunos da Educação Especial e saberá quais são os profissionais de apoio escolar que esses alunos têm direito.
AULA ESPECIAL: Nova Modalidade de Ensino: Educação Bilíngue de Surdos prevista na LDB

Nesta aula você esclarecerá as principais dúvidas sobre a Educação Bilíngue de Surdos regulamentada recentemente na LDB pela Lei Federal nº 14.191/21, como nova modalidade de ensino e que já está em vigor.
CERTIFICADO DE 180H
Ao completar 100% das aulas do curso, você receberá um certificado digital de conclusão de curso com carga horária de 180 horas, para enriquecer ainda mais seu currículo. NÃO TEM PROVA OU AVALIAÇÃO!
Conheça a Dra. Sarita da Matta Peres
Dra. Sarita da Matta Peres é advogada especialista em Direito Educacional e diretora da Pública Gestão Educacional, escola online de cursos na área da Educação Básica Pública (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Palestrante e conferencista, autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas. Já ofertou consultoria a centenas de secretarias municipais de educação de todo o Brasil e associada da ABRADE – Associação Brasileira de Direito Educacional.
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Conheça a Dra. Vanessa Calciolari Rigoletti
Doutora em Educação Especial pela UNESP/Marília, Mestre em Educação Especial pela UNESP/Marília, Especialista em Educação Especial pela UNESP/Marília, Terapeuta ABA pelo CBI of Miami, Pedagoga graduada pela UNESP/Marília, Psicopedagoga pela FAVENE.
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QUAL O VALOR DE INVESTIMENTO?

de R$397 por
12x R$32,55
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Certificado de conclusão de 180h
Acesso imediato a todo conteúdo
Curso Online completo com 5 módulos
1 ano de acesso a todo conteúdo do curso
1 ano de suporte para dúvidas
Atualizações contínuas, conforme alterações na legislação e novas práticas
BÔNUS: 2 Aulas Especiais para complementar o seu conhecimento

7 DIAS DE GARANTIA

Ao fazer sua inscrição no curso, imediatamente você terá acesso a 100% do conteúdo. Caso, por qualquer motivo, você decidir não permanecer no curso, você poderá pedir a devolução de 100% do seu dinheiro dentro de 7 dias.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • POR QUANTO TEMPO TEREI ACESSO AO CURSO?

    O acesso estará disponível por 12 meses a partir da data do pagamento. Neste período o aluno pode acessar o conteúdo quantas vezes quiser e salvar o material apostilado para acessos futuros ou impressão.
  • E SE EU TIVER DÚVIDAS SOBRE ALGUM CONTEÚDO DO CURSO?

    Você terá suporte para dúvidas durante todo o período de acesso ao curso (1 ano). Abaixo de cada aula, existe uma sessão de comentários onde é possível você deixar sua dúvida que a nossa equipe de especialistas, incluindo eu, iremos responder o mais rápido possível.
  • ESTE CURSO TEM ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA?

    SIM. Toda vez que identificamos assuntos pertinentes aos temas abordados que precisam de aprofundamento, nossa equipe técnica fará atualizações e melhorias no conteúdo programático.
  • O CURSO É CERTIFICADO?

    SIM. Certificado digital de conclusão do curso com carga horária de 180 horas para os alunos que concluírem o acesso às aulas. Não tem prova ou avaliação.
  • COMO É O ACESSO AO CURSO?

    O curso é 100% online através da plataforma da Hotmart e pode ser acessado por Computadores, Notebooks, Tablets e Smartphone desde que tenha acesso a internet. Após a conclusão da inscrição, a Hotmart enviará em seu e-mail, o login e a senha para acessar a plataforma de estudos e demais orientações sobre o início da turma.
  • E SE EU NÃO GOSTAR DO CURSO?

    Oferecemos garantia de 7 dias após a conclusão da inscrição. Caso não queira continuar com o curso por qualquer que seja o motivo, basta entrar em contato através dos nossos canais de atendimento solicitando o cancelamento que iremos devolver 100% do seu investimento sem maiores questionamentos.
  • QUANDO COMEÇA O CURSO?

    Ao acessar o curso, você já terá acesso a 100% do conteúdo do curso.
  • DO QUE É COMPOSTO O MATERIAL DE ESTUDO DO CURSO?

    O curso é composto por videoaulas, apostilas em PDF que poderão ser baixadas e impressas. Também será possível enviar suas dúvidas através da sessão de comentários que existe em cada aula.